Notícia

Portal R7

USP cria programas para facilitar a compreensão de textos na internet

Publicado em 23 outubro 2009

Objetivo das ferramentas é ajudar pessoas com alfabetização deficiente ou dificuldade de aprendizado a entenderem melhor as informações

O ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP, em São Carlos, está desenvolvendo duas ferramentas que vão ajudar pessoas com alfabetização deficiente ou problemas de cognição a entenderem melhor as informações.

Os softwares Facilita (para o internauta) e Simplifica (para o autor) são ferramentas criadas para simplificar automaticamente textos. O Facilita vai resumir e simplificar a linguagem dos textos prontos para leitura, que estão na Web.

Já o Simplifica, um sistema de autoria, será usado por produtores de conteúdo, que poderão validar os textos revisados pelo sistema, além de tornar a linguagem escrita mais fácil de ser entendida.

Os dois sistemas estão sendo desenvolvidos no escopo do projeto PorSimples (Simplificação Textual do Português para Inclusão e Acessibilidade Digital), que foi selecionado na primeira chamada de Propostas de Pesquisa do Instituto Microsoft Research-Fapesp de Pesquisas em TI, em 2007.

Por causa do grande apelo social das duas ferramentas, elas serão distribuídas gratuitamente na rede e poderão ser executadas em navegadores da web.

Para isso, a professora Sandra Maria Aluísio, do Núcleo de Linguística Computacional (NILC) do ICMC, explica que basta inserir no navegador o link do Simplifica. Isso permitirá o uso do editor mesmo sem ter o software instalado na máquina.

Os links do Facilita e do Simplifica estarão disponíveis na página do projeto, no endereço http://caravelas.icmc.usp.br/wiki/index.php/Principal.

A professora diz que os dois softwares ainda são protótipos, mas devem ser lançados até abril de 2010, já com novas funcionalidades.