Através de um site ou aplicativo, corretor poderá auxiliar estudantes do ensino médio a desenvolver suas aptidões de escrita visando principalmente o Enem.
O CIRA (Corretor Inteligente de Redações Automático) é um corretor inteligente de redações desenvolvidos por pesquisadores da USP São Carlos. Para tanto, ele utiliza inteligência artificial com base em mais de 100 mil redações corrigidas para o Enem que serviu de base para treinar seu algoritmo de análise e correção textual, para poder, dessa forma, corrigir quantas redações forem necessárias sem o auxílio direto de um professor. O que facilita muito para quem está tentando aprimorar a escrita e até mesmo seu estilo, já que o CIRA mostra dados estatísticos sobre vários aspectos do texto avaliado.
Para chegar a esse resultado é necessário submeter seu texto ao site do CIRA ou baixar o app para seu smartphone. Esse corretor é o produto de um projeto de iniciação científica, no qual, Gabriel Nogueira, estudante do Bacharelado em Ciências de Computação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), tem como orientador o professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr., do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), com bolsa da FAPESP. O sistema é composto por dois elementos essenciais: um módulo inteligente que estabelece uma pontuação para a redação, e outro que apresenta sugestões de como o usuário pode aprimorar o texto avaliado.
"A ferramenta foi criada a partir de uma base de 100 mil redações da empresa Letrus, que foram corrigidas e pontuadas por professores seguindo os moldes da avaliação do Enem. A partir dos critérios utilizados por esses professores, o sistema inteligente aprendeu quais aspectos precisam ser levados em conta em uma correção e como estabelecer uma nota."
Gabriel Nogueira. Estudante de computação que desenvoveu o CIRA
Testamos a ferramenta e ela se mostrou bastante poderosa. Colocamos um texto do blog e, para nosso alívio, não mostrou grandes erros, porém apontou algumas repetições de palavras que certamente provocará mudanças estilísticas.
A redação é um dos itens mais relevantes da avaliação do Enem e de vestibulares, e os alunos podem ser treinados para escrever melhor. Além disso, a habilidade de escrita é uma das mais relevantes para qualquer curso universitário e profissão.
Profº Osvaldo Novais
Ele explica, em matéria do portal da USP São Carlos, que o ideal é que o estudante tenha bons professores de português, leia muito e pratique a escrita tanto quanto possível. Nós do portal Brasil Acadêmico também acreditamos que ela será muito útil para escritores, jornalistas ou quaisquer outros profissionais que usem o texto como matéria prima de seu trabalho.
Fonte: Portal da USP São Carlos