Notícia

Agência C&T (MCTI)

USP cria Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Naturais

Publicado em 06 fevereiro 2013

A Universidade de São Paulo (USP) assinou um acordo com o Ministério da Integração Nacional e a Casa Militar - Defesa Civil de São Paulo para a criação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo (Ceped).  

De acordo com a USP, o projeto tem como objetivo geral produzir, integrar, contextualizar, disseminar e disponibilizar o conhecimento produzido na universidade para prevenir, reduzir e mitigar desastres naturais em âmbito regional e nacional.

O Ceped será um núcleo de apoio à pesquisa coordenado pela Escola Politécnica, que desenvolve pesquisas relacionadas à logística de operações humanitárias e estudos sobre deslizamentos e remoção de resíduos.

Outras dez unidades de ensino e pesquisa da USP farão parte do centro, com atuação interdisciplinar.

No ato de assinatura, na quinta-feira (31), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi representado pelo diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Agostinho Tadashi Ogura, acompanhado da coordenadora de Relações Institucionais, Regina Alvalá. "É interessante ter mais uma instituição na área acadêmica montando um centro de referência no assunto", comenta Ogura. "Ainda mais se tratando da maior universidade do país."

Na avaliação do dirigente, o Ceped deve centralizar os contatos do Cemaden com a USP, que hoje são mantidos diretamente com os institutos parceiros. "Isso tende a facilitar o avanço de projetos de interesse do governo federal na área de desastres naturais, no estado de São Paulo." Ele lembra que o centro do MCTI tem apoiado e fomentado a criação de centros estaduais de pesquisa e monitoramento.

Texto: Agência Fapesp e Ascom do MCTI