Notícia

Energia Hoje

USP com novo navio em 2012

Publicado em 23 dezembro 2011

A USP deve receber em meados do próximo ano um novo navio oceanográfico, em substituição à embarcação Professor W. Besnard, que não tem mais condições operacionais de pesquisa. A previsão é que o Alpha Crucis, orçado em R$ 12 milhões, chegue ao Brasil em abril, informa o diretor do Instituto Oceanográfico da universidade, Michel Michaelovitch de Mahiques.

A universidade paulista ainda receberá em meados de 2012 uma embarcação menor, o Alpha Delphini, que está sendo construída em um estaleiro no Ceará. Seu custo é de R$ 3 milhões. Ambas as unidades estão sendo financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Atualmente, apenas duas universidades brasileiras - Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Ceará - possuem embarcações do tipo, fundamentais para realizar avaliações de sensibilidade do ambiente marinho a vazamentos de óleo, por exemplo. A Marinha responde pela frota restante - sem contar unidades da iniciativa privada -, com uma flotilha de oito navios oceanográficos.