Notícia

MundoGeo

USP Cidades abre chamada pública para pesquisadores em questões urbanas

Publicado em 10 dezembro 2018

O Programa USP Cidades Globais, sediado no Instituto de Estudos Avançados (IEA), está com chamada pública aberta para pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores. As inscrições devem ser feitas pelo site do IEA e estão abertas até 16 de dezembro de 2018.

O objetivo é possibilitar a formação de grupos de pesquisadores nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas, que possam gerar aplicações, experimentações e soluções, além de desenvolver subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano.

Espera-se que os pesquisadores tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar, intensificando diálogo e interação nas ciências sociais e humanas, além da matemática, computação, física, química, biologia e todas as suas vertentes tecnológicas e as ciências ambientais e da sustentabilidade, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050.

Para o programa de pós-doutorado, a carga horária mínima é de 960 horas, com 20 horas por semana. Exige-se título de doutor obtido há no máximo sete anos.

Já o programa para pesquisador colaborador exige dedicação de no mínimo 12 e no máximo 20 horas semanais. O período máximo de vinculação do pesquisador colaborador com o mesmo projeto de pesquisa é de cinco anos. O pedido de participação no programa deverá ser formulado por docente da USP e submetido à Comissão de Pesquisa do IEA-USP.

Com informações da Agência FAPESP