Notícia

G1

USP anuncia os nomes de seus novos pró-reitores

Publicado em 24 fevereiro 2010

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou nesta terça-feira (23) os nomes dos novos pró-reitores, que já assumem os cargos. A decisão foi tomada em sessão do Conselho Universitário. O novo reitor, o professor João Grandino Rodas, tomou posse no dia 25 de janeiro.

À frente da Pró-Reitoria de Graduação estará Telma Maria Tenório Zorn, médica formada pela Universidade Federal de Alagoas. Desde 1994, é professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Entre os cargos que ocupou no instituto, foi vice-diretora de 1997 a 2001. Ela desenvolve pesquisas na área da biologia da reprodução.

O médico e ex-presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago vai assumir a Pró-Reitoria de Pesquisa. Especialista em hematologia, os seus estudos são focados em células-tronco.

Maria Arminda do Nascimento Arruda, que ocupará a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, é professora titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Na Capes, coordena, desde 1997, a área de Sociologia e Ciências Sociais.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação foi confiada ao engenheiro civil Vahan Agopyan, que já foi diretor da Escola Politécnica de 2002 a 2006. Ele é presidente do Conselho de Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e também faz parte do conselho de instituições como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).