Notícia

Revista Sustentabilidade

USP abre vaga para bolsa de pós-doutorado em programa de biocombustíveis

Publicado em 26 abril 2011

Por Alexandre Spatuzza

O Laboratório de Enzimologia, que faz parte do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, em convênio com o Programa de Bioenergia (BIOEN), está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado para o desenvolvimento de projeto de pesquisa em evolução dirigida de uma beta-glicosidase, informou a Agência Fapesp.

A oportunidade faz parte do Projeto Temático - Development of beta-glycosidases designed to improve the efficiency of noncomplexed cellulase systems, vinculado ao programa BIOEN-FAPESP.

O Programa BIOEN-FAPESP objetiva a integração de pesquisas em cana-de-açucar e outras plantas que podem ser usadas como fonte de biocombustíveis, para assegurar a posição do Brasil entre os lideres mundiais na área de biocombustíveis. As pesquisas incluem, por exemplo, produção e processamento de biomassas e produção de biocombustíveis e seus impactos.

O valor da bolsa de pós-doutorado da Fapesp é de R$ 4.508,10 mensais.

Os candidatos devem possuir título de doutor e conhecimentos de técnicas de biologia molecular (amplificação, clonagem e sequenciamento de segmentos de DNA) e  de bioquímica (ensaios de atividade enzimática).