Notícia

Quimiweb

USP abre inscrições para curso de pós-graduação sobre mudanças climáticas

Publicado em 30 junho 2021

Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP) recebe, a partir de 5 de julho de 2021, inscrições para a disciplina de pós-graduação “Mudanças Climáticas e suas Interdisciplinaridades”, que será oferecida entre os dias 9 e 20 de agosto.

O objetivo da disciplina é desenvolver conhecimentos gerais e interdisciplinares sobre aspectos relacionados às mudanças climáticas e suas implicações no clima passado, presente e futuro.

Na edição de 2021, o curso será totalmente on-line. As aulas serão ministradas em inglês, caso exista ao menos um aluno estrangeiro matriculado. As matrículas são gratuitas e abertas para todos os alunos de pós-graduação da USP e também para interessados de instituições externas.

A disciplina será ministrada por docentes da USP ligados ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas, cujo principal objetivo é promover a interdisciplinaridade das diversas áreas de pesquisa científica relacionadas às mudanças climáticas.

As aulas abordarão tópicos como “balanço de energia na atmosfera”, “paleoclimatologia”, “economia das mudanças climáticas”, “introdução à oceanografia descritiva de importância para as mudanças e variabilidade do clima”, entre outros.

Com carga horária total de 60 horas, as aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, pelo Google Meet.

Os alunos regulares da USP podem se inscrever de 5 a 11 de julho, pelo Sistema Janus. Os alunos não regulares devem se inscrever entre 12 e 16 de julho, por meio do envio de formulário de inscrição preenchido, cópia do CPF e RG ou passaporte, se estrangeiro, do diploma do curso de graduação concluído, do histórico escolar e currículo para o e-mail [email protected].

Os interessados em participar como aluno ouvinte devem se inscrever até 30 de julho, por formulário on-line. É requisito ter concluído curso de graduação em qualquer área.

Mais informações: https://bit.ly/3vQUBOT.

Fonte: Agência FAPESP