Notícia

Diário de Votuporanga online

Univesp TV: Escola Esmeralda tem programa selecionado por canal nacional

Publicado em 25 agosto 2010

A Escola Estadual Prof.ª "Esmeralda Sanches da Rocha" recebeu a equipe de produção do programa "Ética, Valores e Saúde na Escola" exibido pelo canal Univesp TV pertencente à FPA (Fundação Padre Anchieta), mesma mantenedora da TV Cultura, durante toda a manhã do último dia 18. Os profissionais recolheram materiais jornalísticos sobre o "Projeto Diversidade Etinico-Racial", de autoria da instituição de ensino desde 2005. A gravação será exibida entre os meses de outubro e novembro deste ano.

"O "Ética, Valores e Saúde na Escola" é um programa síncrono que está em atividade há um ano. O material exibido será utilizado em aulas à distância do curso de Pedagogia que tratam sobre o tema, uma parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo com o Estado", afirma o produtor, Fábio Eitelberg.

A opção pelo projeto local se deu por meio de pesquisas e de indicação do docente pela USP (Universidade de São Paulo), Ulisses de Araújo, que se manteve na coordenação do Projeto Ética e Cidadania, lançado em 2004, pelo MEC e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, cujo objetivo é estimular a reflexão sobre os valores éticos e morais na escola e desenvolver o espírito de solidariedade.

O "Diversidade Étnico-Racial", premiado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2006, é uma ação que busca amenizar níveis de racismo dentro do ambiente escolar. As atividades propostas têm caráter interdisciplinar e reúnem exercícios nas disciplinas de Artes, de História e de Língua Portuguesa por meio de paródias, de entrevistas com alunos e de apresentações culturais.

"Na escola, há uma grande porcentagem de alunos afro-descendentes. Antes da existência do programa, muitos deles tinham problemas com relação à cor da pele. Hoje, percebemos resultados no que diz respeito à aceitação e à valorização destas próprias pessoas", diz a coordenadora do ensino fundamental da escola estadual, Marisa Reinoldes Andrade.

Canal

A Univesp TV é um canal digital da multiprogramação da Fundação Padre Anchieta em operação desde agosto de 2009 que visa a formação integral do cidadão por meio de séries de sucesso produzidas pela BBC, Chanel 4, Open University, PBS e "Europes Images". Entre seus programas de destaque, estão: Cientistas do Brasil, Desafios da Educação, Encontros, Na Íntegra e Univesp/Unesp

Programa

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo é um programa de expansão do ensino superior público do Governo do Estado de São Paulo e uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ensino Superior, realizada em colaboração com as universidades estaduais paulistas - Universidade de São Paulo, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Centro Paula Souza. O projeto conta ainda com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo), da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista) da FPA e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. (Colaborou Victor Grieger)

E-Mail Responsável: redacao@diariodevotuporanga.com.br