Notícia

Agrosoft

Univesp lança revista digital voltada ao estudante pré-universitário

Publicado em 16 junho 2010

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) lançou no dia 9 de junho de 2010, uma revista digital de apoio ao estudante pré-universitário: a Pré-Univesp. A ideia é apresentar conteúdo de qualidade, gratuito e agradável voltado ao público pré-vestibular, lançando mão de diversas mídias cabíveis na internet. Trata-se de um instrumento de apoio ao estudante pré-universitário, veiculado de uma forma democrática e capaz de expandir o conhecimento a quem tem acesso à internet - incluindo aqueles que frequentam a rede em espaços públicos e em lan houses.

O conteúdo, temático e mensal, está focado nos grandes assuntos da atualidade, presentes também na matriz curricular do ensino médio e nas questões das provas de ingresso à universidade. Neste primeiro número, o tema é Copa do Mundo, tratado sob o ponto de vista da história, da física, da literatura, da bioquímica e muitos outros. A revista também conta com conteúdo dinâmico, disposto nas notícias e na Agenda Cultural, que trarão informações diárias de interesse de quem estiver estudando para ingressar no ensino superior. O acesso ao conteúdo integral da revista é gratuito e o internauta pode ainda se cadastrar para receber as atualizações da revista e para criar um espaço próprio - virtual - no qual pode interagir, selecionar e guardar textos de suas preferência etc.

A revista Pré-Univesp preenche uma lacuna ainda existente, de um espaço de reflexão e não somente de memorização de conteúdos. É um produto de excelência para um público com interesse amplo, porém também focado, desejoso de participar de discussões e de, assim, ascender melhor preparado para o ensino superior.

O PROGRAMA

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - USP, Unicamp e Unesp - e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Procuradoria Geral do Estado. Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Já estão em andamento, no âmbito do Programa Univesp, o curso de Pedagogia em parceria com a Unesp e o curso de idiomas (inglês e espanhol) no Centro Paula Souza. Para o segundo semestre deste ano a USP prepara sua primeira graduação em parceria com a Univesp - o curso de licenciatura em Ciências, inédito no país.

SECRETARIA DE ENSINO SUPERIOR

Criada em 1º de janeiro de 2007 pelo Governador José Serra, por meio do Decreto nº 51.461, a Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo tem atribuição de propor políticas e diretrizes para o ensino superior, em todos os seus níveis. São entidades vinculadas à Secretaria de Ensino Superior o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de São Paulo (Cruesp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O atual Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo é o lingüista e poeta Carlos Vogt, doutor em Ciências Sociais, professor titular da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Vogt é Vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e conhecido por seu trabalho como divulgador da ciência, tecnologia e inovação. Clique aqui para acessar a revista digital Pré-Univesp.