Notícia

Universia Brasil

UNIVESP inaugura primeiro curso

Publicado em 25 fevereiro 2010

A primeira graduação da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) será lançada oficialmente na próxima segunda-feira, 1º de março. Ao todo, serão beneficiados 1.350 alunos. A aula inaugural do curso de Pedagogia Semipresencial será realizada a partir das 19h no Teatro Franco Zampari - Espaço UNIVESP, com transmissão ao vivo para todos os pólos de ensino presencial do Estado.

A cerimônia de abertura do programa contará com a participação do governador do Estado de São Paulo, José Serra, do secretário de Ensino Superior do Estado, Carlos Vogt e do reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Herman Jacobus Cornelis Voorwald. Também estarão presentes a Pró-Reitora de Graduação da universidade, Sheila Zambello de Pinho, a coordenadora pedagógica do curso, Ana Maria Santos da Costa Menin e o coordenador de tecnologia, Klaus Schlunzen Júnior.

O curso visa contemplar a formação de professores sem graduação, mas em exercício nas redes pública e privada de ensino. Serão 40 meses, com carga horária total de 3.390 horas. Cerca de 60% das atividades serão desenvolvidas on-line, a partir de plataforma de aprendizagem na internet. As aulas presenciais serão realizadas nos pólos às segundas e quintas-feiras, das 19h às 23h.

A grade curricular da graduação está dividida em três bases: introdução à educação, educação infantil e gestão. Os conteúdos serão complementados a partir de fóruns, bate-papos, acervos digitais, vídeos, livros, textos e softwares.

A estrutura de apoio aos novos alunos contempla ainda a contratação já realizada de 54 orientadores de disciplina. Estes profissionais trabalharão com os alunos nos pólos de ensino presencial do curso de Pedagogia, localizados em 21 cidades, e na internet. Serão responsáveis por mediar aulas presenciais e de videoconferência, supervisionar, aplicar e corrigir as avaliações pedagógicas dos alunos, dar suporte às atividades didáticas virtuais, participar das atividades de capacitação e executar outras atividades estabelecidas pelo Conselho de Curso.

Os alunos beneficiados pelo primeiro curso da UNIVESP foram selecionados a partir do vestibular, realizado no dia 6 de dezembro de 2009, em uma única fase. Os 7.987 candidatos inscritos foram submetidos a uma prova de conhecimentos gerais e a uma redação dissertativa.

Programa UNIVESP

A Univesp foi criada pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008, em parceria com as três universidades paulistas (USP - Universidade de São Paulo, Unicamp - Universidade de Campinas e Unesp) e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da UNIVESP agrega ainda a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp (Fundação de Amparo do Estado de São Paulo), a Fundap e a Imprensa Oficial.

Os cursos a serem oferecidos pela UNIVESP têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos.