Notícia

Jornal Brasil

Univesp e Unesp formam primeira turma de Pedagogia semipresencial (1 notícias)

Publicado em 30 de julho de 2013

A cerimônia de conclusão de curso da primeira turma de graduação em Pedagogia oferecida em parceria pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi realizada no domingo (28/07), no Palácio dos Bandeirantes. Estiveram presentes alunos das 21 cidades em que o curso foi oferecido, acompanhados de amigos e familiares.

O evento contou com as participações do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, da vice-reitora da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge, e de outras autoridades.

Alckmin congratulou os formandos e destacou o "dia histórico" para o ensino superior no Estado de São Paulo: "Estamos avançando e inovando. A Univesp é a universidade da linguagem do século 21", disse.

Carlos Vogt, presidente da Univesp, destacou a importância do curso - oferecido exclusivamente para professores em exercício - para o sistema de ensino infantil, fundamental e médio no Estado de São Paulo. "Este curso significou o primeiro diploma em Licenciatura para vários dos que hoje se formam e teve como um dos méritos levar aos professores conhecimentos em gestão escolar", enfatizou.

O curso, oferecido na modalidade semipresencial, formou 992 alunos em todo o Estado. A duração do curso foi de três anos e meio, e os encontros presenciais ocorreram duas vezes por semana nos polos de apoio.

Vogt enfatizou a importância do curso semipresencial de Pedagogia no processo de consolidação da Univesp como uma iniciativa fundadora para o desenvolvimento da nova instituição. "Este é um momento importante, feito em parceria com a Unesp, sempre pronta para novas experiências", frisou.

"Na Unesp, aceitamos o desafio e respondemos com competência. É uma iniciativa pioneira e precisa ser comemorada. É assim que se constrói o futuro", disse Rudge.

A procura pela graduação foi grande. O número de candidatos inscritos para o vestibular (7.987), em 2009, foi o dobro do total de candidatos aos cursos presenciais de Pedagogia oferecidos nas três universidades estaduais paulistas (3.777). A relação candidatos por vaga no processo seletivo foi 4,5 vezes maior que a média nacional para o curso naquele ano, segundo dados do Inep/MEC.

O número de vagas em Pedagogia nas universidades estaduais paulistas quase triplicou com a oferta da Univesp. As 1.350 vagas ofertadas significaram um aumento de 21% nas vagas de graduação na Unesp naquele ano.

Durante a cerimônia, Alckmin assinou o decreto que define o quadro pessoal da Fundação Univesp e anunciou a previsão de oferta de novos cursos pela instituição. "Acho que no ano que vem já poderemos ter a Univesp oferecendo curso não só de Pedagogia, mas também de Biologia, Matemática, Física, Química e, inclusive, duas Engenharias: de Produção e de Computação", disse o governador.

Mais informações: www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br

Fonte: Agência FAPESP