Notícia

Rede Pará

Université de Guyane e Fapespa unem esforços em prol da pesquisa (55 notícias)

Publicado em

Acordo entre instituições impulsiona iniciativa Amazônia +10 e fortalece cooperação científica na região, em preparação para a COP 30

Por Ronaldo Gillet

Na tarde desta terça-feira, dia 26.03, o auditório da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPa), em Belém, sediou um evento de destaque para o avanço científico na região amazônica. Foi firmada uma parceria estabelecida entre a Université de Guyane e a FAPESPa sinaliza um marco na adesão da universidade à iniciativa Amazônia +10, junto às Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), visando fortalecer a cooperação internacional em pesquisa e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A partir da assinatura do memorando de entendimento e do termo de adesão técnica durante o evento, ratificou-se o compromisso conjunto de promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na região amazônica, em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). O encontro entre o reitor da Université de Guyane, Laurent Languet, com o presidente da FAPESPa, Marcel Botelho, representa um passo significativo rumo à cooperação internacional para a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Vale ressaltar também que a aliança é de extrema importância diante dos desafios prementes relacionados à preservação da floresta amazônica e ao bem-estar dos mais de 29 milhões de habitantes da região. Com o consenso científico sobre o papel crucial da Amazônia para a sustentabilidade global, a cooperação entre países e instituições torna-se indispensável, especialmente em um contexto marcado pela urgência climática e ambiental.

O Amazônia +10, iniciativa lançada em julho de 2022 e já adotada por 20 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil, encontra na adesão da Université de Guyane um novo impulso. A FAPESPa, como uma das principais gestoras no Pará, tem papel destacado nesse processo, administrando projetos centrados em temas fundamentais como Território, Povos da Amazônia e Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis.

Encontro na sede da FAPESPa, em Belém, impulsiona iniciativa Amazônia +10 e fortalece cooperação científica na região, em preparação para a COP 30