Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

Universitários participam de projeto de pesquisa na Flórida

Publicado em 22 maio 2008

Estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)., Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) vão participar do Programa Piloto de Intercâmbio em Pesquisa para

Bolsistas de Iniciação Científica da área de Química, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), em conjunto com a Divisão de Química da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos.Participam das pesquisas os universitários Emerson Finco Marques, da UFSCar; Flávio Cardoso e Mayra Cavallaro, da Unicamp; e Juliana de Souza e Thaís Regiani, da Unesp. Os estudantes vão participar de estágios de pesquisa com duração de até 12 semanas no Departamento de Química da Universidade da Flórida, em Gainesville.

O representante da UFSCar, Emerson Finco Marques, cursa o último ano de Licenciatura em Química. Com viagem prevista para junho, ele desenvolverá nos EUA, em tempo integral, uma pesquisa com síntese de produtos naturais de origem marinha. “As expectativas são as melhores possíveis. Esse projeto vai me ajudar muito na minha formação, tanto como pesquisador, já que penso em seguir os estudos no mestrado e também no domínio da língua inglesa. Vou ter novos conhecimentos, numa universidade que tem um departamento de Química com pesquisas de alto nível”, afirma.