As três principais universidades públicas paulistas – Unicamp, USP e Unesp – firmaram um acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para criar um centro de pesquisa aplicada em ciência de dados voltado à indústria inteligente . O projeto, assinado na sede da Fiesp, contará com a participação da FAPESP e do Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2) e terá duração inicial de cinco anos.
O objetivo do centro é desenvolver soluções baseadas em dados para atender às demandas da transformação digital na indústria, funcionando como ponte entre as pesquisas acadêmicas e as necessidades práticas do setor produtivo. A iniciativa busca consolidar São Paulo como referência em inovação tecnológica aplicada à indústria.
“Com esse centro, pretendemos desenvolver o que há de mais avançado em tecnologia da informação, ciência de dados e inteligência artificial para o setor industrial”, destacou o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.
Ainda na quarta-feira, a Unicamp assinou um convênio exclusivo com o Senai-SP com dois objetivos principais: acelerar a transferência de tecnologias e patentes para o setor industrial e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à indústria de alimentos , um dos pilares da economia paulista.