Notícia

BOL

Universidades européias concedem bolsas para pesquisa em tecnologias geoespaciais

Publicado em 02 dezembro 2008

Os pesquisadores da área de tecnologia geoespacial podem se inscrever no programa Erasmus Mundis, da Comissão Européia, até o dia 15 de janeiro de 2009. O consórcio de universidades européias irá conceder de 15 a 20 bolsas para estudantes de pós-graduação e pesquisa e mais três para cientistas visitantes.

Os procedimentos para a inscrição já estão disponíveis no site do programa.

O consórcio é formado pelas universidades de Münster, na Alemanha, de Jaume I, em Castelló de la Plana, na Espanha, e de Nova Lisboa, em Portugal. Os estudantes poderão escolher entre iniciar o curso na Universidade Jaume I ou na de Nova Lisboa, conforme as disciplinas de seu interesse.

O segundo semestre será igual a todos na Universidade de Münster. O terceiro e último semestres serão dedicados à tese de conclusão em qualquer uma das três universidades.

Titulação

Os participantes do programa receberão o título Master of Science in Geospatial Technologies na conclusão do curso. Os candidatos deverão ter diploma de bacharel em uma das áreas de aplicação da geoinformática, como geografia, planejamento ambiental, regional ou urbano, logística, agricultura, silvicultura, marketing ou abastecimento de energia.

Os cientistas interessados nas vagas de pesquisador visitante devem comprovar experiência em docência e pesquisa, além de excelência acadêmica na área de geoinformática. Os selecionados darão aulas e conduzirão projetos de pesquisa em andamento nas universidades do consórcio.

com Agência FAPESP