Notícia

Agora Vale

Universidades de Grenoble recebem estudantes brasileiros

Publicado em 30 janeiro 2012

Agência FAPESP - No período letivo 2012-2013, as universidades de Grenoble realizarão, pelo sétimo ano consecutivo, o programa de recepção privilegiada aos estudantes brasileiros.

O Programa Grenoble-Brasil oferece 50 vagas em formações de nível master, doutorado e diploma de engenharia. Duas vias de acesso são possíveis: o Programa de Intercâmbio e o Programa de Diploma.

O Programa de Intercâmbio é voltado para estudantes de universidades parceiras da Universidade de Grenoble que tenham validado no Brasil o mínimo de seis semestres de estudos em graduação.

Os estudantes devem entrar em contato com o serviço de relações internacionais de sua universidade, que fica a cargo da seleção. Os créditos obtidos durante o ano universitário em Grenoble são validados pela universidade de origem.

Aqueles que desejam realizar um ano ou um semestre letivo na França - com início dos estudos em Grenoble em setembro de 2012 - devem se inscrever até o dia 14 de maio. Para os estudantes que querem se candidatar somente para o segundo semestre acadêmico (de janeiro a junho de 2013), o prazo vai até 1º de outubro de 2012.

O Programa de Diploma é destinado aos estudantes que concluíram a graduação ou o mestrado e desejam obter um diploma francês de master, engenharia ou doutorado reconhecido em toda a Europa. O curso de master tem duração de 2 anos. A seleção é feita tanto para o primeiro ano, quanto diretamente para o segundo ano, de acordo com o dossiê do candidato.

Qualquer estudante brasileiro que cumpra os critérios de admissão pode se candidatar, no entanto terão prioridade os alunos das universidades parceiras de Grenoble.

Como a maioria das aulas são ministradas em francês, é exigido um bom nível de conhecimento da língua. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de março. Para participar do progama como doutorando, o candidato deve contatar a escola doutoral de sua escolha e o coordenador do Programa Grenoble-Brasil.

O Programa Grenoble-Brasil não é um programa de financiamento, mas de recepção privilegiada dos estudantes. Oferece curso de francês com tarifa preferencial, acompanhamento nas etapas administrativas e pedagógicas, antes da chegada a Grenoble e durante o ano universitário, residência proposta a todos os estudantes, em moradia universitária ou na cidade, com custo a cargo do estudante e ciclo de conferências sobre o funcionamento do sistema universitário e da sociedade francesa.

As universidades brasileiras parceiras do Programa Grenoble-Brasil são a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Mais informações: www.grenoble-univ.fr/programme-bresil