Notícia

Brasil-Alemanha

Universidades alemãs em busca de intercâmbio acadêmico e científico no Brasil

Publicado em 26 março 2010

Em São Paulo, além de reuniões sobre o desenvolvimento de grandes centros de pesquisa com representantes da Universidade de São Paulo, a comitiva alemã visita o Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A cooperação internacional, a formação de jovens pesquisadores, a transferência de tecnologia e a criação de empresas de tecnologia de ponta são os temas discutidos nos locais.

Já no Rio de Janeiro, última escala da visita, a agenda da delegação alemã incluirá reuniões na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Fundação Oswaldo Cruz e no Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico. Entre os principais temas estão a organização administrativa das instituições de ensino superior, contratos de pesquisa e trabalho conjunto com escolas de economia, duplo-diploma, cooperação internacional com centros de excelência na África e pesquisas em ciências da vida, biotecnologia e saúde pública.

Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011

A visita da delegação alemã acontece um pouco antes da abertura oficial do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa, anunciada em Berlim, em dezembro de 2009, pela chanceler federal Angela Merkel e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comemorá os mais de 40 anos de parceria entre Brasil e Alemanha nas áreas de ciência e pesquisa.

De abril de 2010 a abril de 2011, as atividades do ano comemorativo estarão focadas nas pesquisas de ponta, com ênfase em inovação, cooperação acadêmica e sustentabilidade e tecnologia. Contando com eventos tanto no Brasil quanto na Alemanha, a programação fortalecerá as instituições e os locais de pesquisa e estabelecerá um novo tipo de cooperação entre brasileiros e alemães, sempre com o objetivo de buscar soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios do nosso tempo.

Fonte: Glaucimara Silva - www.alemanja.org.br / Embaixada da Alemanha/Brasília/DF - 23 03 2010

A delegação, formada por 15 administradores de grandes universidades alemãs e representantes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), permanecerá no Brasil até o próximo sábado, 27/03. Com o objetivo de conhecer melhor o trabalho de instituições brasileiras de ensino superior e de aproximar e intensificar as relações acadêmicas entre Brasil e Alemanha, os membros da comitiva visitarão universidades, escolas politécnicas e fundações de pesquisa em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na capital federal, os integrantes da delegação alemã encontraram-se com representantes da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior)para discutir temas como o panorama e a internacionalização do ensino superior, a avaliação dos programas de pós-graduação e os programas de ensino à distância e PRO-UNI de bolsas.