Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

Universidade Virtual oferecerá curso de pedagogia em Bauru

Publicado em 11 setembro 2009

Bauru terá um pólo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), lançada recentemente e que vai oferecer em 2010 o seu primeiro curso, de graduação em pedagogia numa parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). O curso terá três anos de duração, com 60% da carga horária em atividades online e 40% de encontros presenciais, e é destinado a professores das redes pública e privada. Das 1.350 vagas no período noturno em todo Estado, 100 serão em Bauru.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas pela Internet, no site da Vunesp, de 5 e 23 de outubro. A prova de seleção será no dia 6 de dezembro. As aulas estão previstas para começar no dia 1 de março de 2010. Para participar do processo seletivo o candidato deve ter diploma do curso normal ou de habilitação específica para o magistério em nível médio, ou certificado de ensino médio ou equivalente, ou, ainda, diploma de ensino superior.

Deve, também, ser professor em exercício em escola de educação infantil ou de ensino fundamental, médio ou profissional do Estado de São Paulo e não estar matriculado em qualquer curso de nível superior em instituições públicas (federais, estaduais ou municipais). O curso é gratuito. O edital do curso estará disponível aos interessados a partir do dia 18, no site da Vunesp.

Assinado pelo reitor da Unesp, Herman Voorwald, o edital trará detalhes relativos às inscrições (datas, taxa de inscrição), formas de participação no processo, qualificação exigida para o acesso às provas de seleção, conteúdo programático dos exames (conhecimentos gerais e redação) e a lista dos pólos pelos quais os alunos deverão optar para o desenvolvimento das atividades presenciais.

O exame será aplicado pela Vunesp. A taxa de inscrição será de R$ 70,00.

A Univesp foi criada pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades estaduais paulistas - USP, a Unicamp e a Unesp - e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Imprensa Oficial.

Os cursos a serem oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos.

À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.