Notícia

Portal Imprensa

Universidade Virtual deverá ocupar canal da TV Cultura

Publicado em 21 agosto 2007

São Paulo poderá ter uma universidade aberta e virtual em breve. A projeto foi apresentado na última quinta-feira (16/07) pelo novo secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Para implantar o sistema, o secretario pretende firmar parceria com instituições estaduais, federais e com a TV Cultura, que disponibilizaria seu sinal aberto.

 

A estimativa de Vogt é de que sejam necessários R$ 170 milhões em investimentos para os três primeiros anos do projeto. Mesmo não tendo nada concreto ainda, a idéia de Vogt é dar início no ano que vem ao menos a um pólo experimental da universidade.

 Segundo a assessoria da TV Cultura, a Fundação Padre Anchieta está discutindo com o governo estadual o projeto da Universidade Virtual de São Paulo. Uma vez criada e implantada, a Universidade deverá ocupar um dos novos canais que a Fundação colocará em funcionamento com a implantação da televisão digital, a partir de dezembro deste ano.

As demais instituições parceiras no projeto seriam: Universidade de São Paulo, Unesp, Unicamp, Unifesp, Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Educação e Fapesp.