Notícia

Jornal da USP

Universidade tem novos pró-reitores

Publicado em 14 março 2016

Por Adriana Cruz

A USP tem dois novos pró-reitores. São eles o professor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que assume a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e o professor Marcelo de Andrade Roméro, agora titular da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Eles tiveram suas indicações homologadas pelo Conselho Universitário da USP, no dia 1º de março. O Conselho homologou também a indicação dos pró-reitores de Graduação, professor Antonio Carlos Hernandes, e de Pesquisa, professor José Eduardo Krieger, que já atuam nessas funções desde 2014.

Carlos Gilberto Carlotti Junior é professor titular e diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Entre seus principais desafios estão discutir o financiamento da pós-graduação, aprimorar a qualidade dos programas e aumentar sua internacionalização, criar disciplinas que visem à formação inicial e holística dos alunos e fomentar mecanismos eletrônicos de interação com a comunidade acadêmica, além de outros projetos.

Já Marcelo de Andrade Roméro é professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Ele definiu como premissas de sua gestão à frente da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária a mobilização de alunos para novas formas de manifestações artísticas e culturais, o estímulo à participação externa, por meio de conselhos consultivos, nos órgãos da Pró-Reitoria, e o desenvolvimento de atividades conjuntas com as unidades, institutos e museus da Universidade.

O pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) desde 2008, do qual foi diretor no período de 2010 a 2014. Em sua nova gestão, Hernandes pretende consolidar as ações já desenvolvidas para a modernização do ensino e a valorização docente. Dentre elas, destacam-se a implantação do programa dos Centros de Aperfeiçoamento Didático, a consolidação das medidas afirmativas de inclusão social e étnica na graduação e o estímulo às unidades de ensino e pesquisa para a incorporação de metodologias inovadoras de ensino e para a criação de mecanismos para reduzir a evasão.

O professor do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP José Eduardo Krieger, em sua nova gestão, dará prosseguimento aos projetos já iniciados, com vistas ao aumento da excelência da pesquisa na USP, à criação e à consolidação das redes de apoio à pesquisa, à institucionalização da pesquisa no organograma da USP, à divulgação científica e à identificação de nichos de oportunidade em áreas de ponta, entre outras ações.

Estatuto – Na reunião do dia 1º de março, também foi aprovada alteração nos artigos do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade que regem sobre os pró-reitores adjuntos, que passarão a ser indicados pelo reitor, dentre os professores titulares da Universidade, e homologados pelo Conselho Universitário. Anteriormente, os pró-reitores adjuntos eram indicados dentre os membros dos Conselhos Centrais das Pró- -Reitorias. ADRIANA CRUZ

Conselho aprova nome do controlador geral

Além da homologação das indicações dos pró-reitores, o Conselho Universitário deliberou, no dia 1º deste mês, sobre a indicação do controlador geral da Universidade, função que será ocupada pelo professor titular da Faculdade de Direito Fernando Dias Menezes de Almeida. Especialista na área de Direito Administrativo, Almeida é, há dois anos, coordenador de Controle Interno da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A criação da Controladoria Geral da Universidade havia sido aprovada pelo Conselho, em sessão realizada no dia 25 de agosto do ano passado. A Controladoria atuará como uma nova estrutura ligada ao Conselho Universitário e será responsável pelo acompanhamento da gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Universidade, bem como pela execução orçamentária e sua conformidade com as diretrizes estabelecidas. O novo órgão também realizará atividades de auditoria e fiscalização, dentre outras atribuições.