Notícia

Guarulhosweb

Universidade seleciona pacientes para tratamento periodontal gratuito

Publicado em 04 fevereiro 2009

Redação

São 240 vagas distribuídas entre pacientes fumantes, não-fumantes e diabéticos

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNG inicia o ano com a seleção de pacientes para tratamento periodontal gratuito. São 240 vagas distribuídas da seguinte maneira: 60 para fumantes, 100 para não-fumantes e 80 vagas para diabéticos. Os interessados devem se inscrever por meio do telefone 2464-1674. Os atendimentos acontecerão na Clínica de Odontologia da UNG. As inscrições serão aceitas apenas até as vagas serem preenchidas.

A periodontite é uma doença infecciosa causada por bactérias que acometem os tecidos periodontais responsáveis pelo suporte dos dentes (gengiva e osso alveolar). Entre os sintomas da patologia estão sangramento da gengiva, presença de cálculo dentário (tártaro) e mau hálito.

De acordo com a coordenadora do Programa, Magda Feres, todas as formas de tratamento estudadas já são aprovadas e utilizadas no dia-a-dia da Clínica de Odontologia da UNG. "O grande diferencial dos nossos estudos é o acompanhamento não somente clínico, mas também microbiológico de todos os pacientes. Isso permite melhor detalhamento dos resultados e, consequentemente, ‘personalização dos tratamentos para cada tipo de paciente, como os fumantes e diabéticos".

A técnica utilizada para a avaliação do efeito das terapias é chamada "Checkerboard DNA-DNA hybridization", realizada em poucos laboratórios no mundo, entre eles o Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular da UNG.

A iniciativa recebe financiamento do governo brasileiro através do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do governo americano por meio do National Institutes of Health. Entre 2004 e 2007, mais de 600 pacientes já foram beneficiados pela ação da Universidade.