Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Universidade seleciona diabéticos para tratamento odontológico gratuito

Publicado em 30 novembro 2011

Por Adriano Magrinelli

São 100 vagas para atendimento em Guarulhos, na Grande São Paulo. Inscrições devem ser feitas por telefone

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnG anunciou a abertura de inscrições para avaliação clínica e tratamento periodontal gratuito. A iniciativa oferece 100 vagas para pacientes com diagnóstico de diabetes. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (11) 2464-1674. Os atendimentos acontecerão na Clínica de Odontologia da UnG, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo. As inscrições serão aceitas até o dia 15/12.

Além da diabetes, os pré-requisitos para receber atendimento é ter, no mínimo, 15 dentes, apresentar quadro de sangramento gengival, mau hálito e dentes moles.

Tratamento

A periodontite é uma doença infecciosa causada por bactérias que acometem os tecidos periodontais responsáveis pelo suporte dos dentes (gengiva e osso alveolar). A técnica utilizada pela UnG para a avaliação do efeito do tratamento é chamada "Checkerboard DNA-DNA hybridization", realizada em poucos laboratórios no mundo, entre eles o Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular da Universidade.

A iniciativa recebe financiamento do governo brasileiro através da Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e do governo americano por meio do National Institutes of Health.

Serviço

Clínica de Odontologia da UnG

Ladeira Campos Sales, 10, Centro, Guarulhos