Notícia

O Imparcial (Presidente Prudente, SP)

Universidade oferece vaga para mestrado

Publicado em 15 agosto 2006

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente. São disponibilizadas 20 vagas e os interessados podem se inscrever pela internet até o dia 31 de agosto, onde a ficha de inscrição on-line deverá ser apresentada junto aos documentos necessários na seção de Pós-graduação. Conforme a coordenadora do programa, Yoshie Ussami Ferrari Leite, 58 anos, o mestrado tem por objetivo a produção de pesquisa na área de formação de professores e processos formativos em diferentes contextos educacionais. O curso é gratuito e tem duração de no máximo 30 meses, com carga horária de 1 .440 horas/aula.
Segundo Leite, o público-alvo do programa são os profissionais que já lidam com educação básica, sejam eles professores ou gestores da área da Educação. "Professores de outras áreas que se interessam pelo assunto também podem apresentar projetos", destaca a coordenadora.
Serão desenvolvidas quatro linhas de pesquisa e objeto de trabalho, sendo elas: Processos formativos, Diferenças e Valores; Práticas Educativas e Formação de Professores; Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação e Políticas Públicas, organização escolar e formação.
Para o processo seletivo serão feitas avaliações em duas fases, sendo na primeira, de caráter eliminatório, no dia 11 de setembro, das 9h às 12h, a prova de Língua Estrangeira, podendo ser escolhidos os idiomas de inglês, francês, italiano ou espanhol. No dia 12 de setembro, às 12h, serão convocados os aprovados com nota acima de sete e realizada a prova escrita, a partir das 17h30.
Segundo a coordenadora, ao participar do curso, o aluno tem a possibilidade de ter o título de mestre reconhecido em todo o território nacional e internacional. Leite informa que dos 84 alunos do programa de mestrado envolvidos nos cinco anos de existência do curso, cerca de 30 defesas já foram apresentadas. "Temos aproximadamente 50 alunos em diferentes fases de elaboração de trabalhos", conta.
Caso seja aprovado, o aluno pode recorrer ainda a bolsas de estudo oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), pela reitoria da Unesp, Fundação de Amparo à Pesqui sa no Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Secretaria de Educação.
A taxa de inscrição é de R$ 37,00 e o endereço para inscrições on-line é www.fct.unesp.br. Mais informações podem ser obtidas na Seção de Pós-graduação da Unesp, localizada na Rua Roberto Simonsen, número 305, ou ainda pelo telefone 3223 45 19.