SÃO PAULO, São Paulo - A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo (USP) promoverá, entre 1º e 11 de julho de 2025, em São Paulo, a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Universidade, Memória e Reparação
Serão selecionados 50 participantes de fora do Brasil, 20 do Estado de São Paulo e 30 de outros Estados brasileiros (foto: USP Imagens)
O evento é apoiado pela FAPESP por meio do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada ( ESPCA ). A programação abordará o papel social da universidade não apenas como plataforma e repositório de pesquisa nos temas de memória, justiça e reparação, mas também como instituição relevante para esses processos.
A escola enfatizará o debate sobre o papel da universidade na guarda de arquivos e acervos, como uma entidade que interpreta e disponibiliza lugares de memória para a sociedade. Também como uma instituição que pode promover ou obstruir o direito à memória e uma entidade capaz de levar adiante iniciativas de reparação social.
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros de todas as disciplinas estão convidados a submeter propostas para participar do programa.
Serão selecionados 50 participantes de fora do Brasil, 20 do Estado de São Paulo e 30 de outros Estados brasileiros. A seleção será baseada na carta de interesse e no currículo do candidato, que devem ser submetidos para análise, respeitando a diversidade regional e critérios de equidade de gênero e étnico-racial.
Os interessados devem se inscrever entre 5 e 27 de janeiro de 2025, por formulário on-line
Os locais de realização das atividades ainda serão divulgados.
Mais informações: https://prip.usp.br/espca/
Fonte: Agência FAPESP