Notícia

Jornal Primeira Página

Universidade lança livro sobre José Galizia Tundisi

Publicado em 08 julho 2007

A UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) lançou no inicio de junho um livro sobre a vida profissional do professor e presidente-pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia, José Galizia Tundisi. A cerimônia de lançamento foi realizada na Academia Brasileira de Çiëncias, no Rio de Janeiro e contou com a presença da reitoria da universidade, professores e demais convidados De acordo com Tundisi, o livro chamado Chronos e uma publicação periódico-cultural da UniRio. Esta iniciativa da universidade teve inicio no ano passado e Tundisi foi a tercei ra pessoa homenageada. "A cada edição é feita uma homenagem e uma análise crítica da vida profissional de uma pessoa que tenha se destacado na área da ciência, da arte ou da cultura".

Com o apoio cultural da Academia Brasileira de Ciências, da Fundação CesgranRio e da Casa de Arte e Cultura "Julieta de Serpa", a publicação possui fotos, entrevistas com o homenageado, depoimentos de pessoas que trabalharam com o pesquisador, três artigos inéditos do homenageado, além do currículo completo e citação de todas as suas publicações.

Segundo Tundisi, é a primeira vez que produzem uma publicação sobre sua vida profissional. "A Fapesp já publicou uma entrevista quando ganhei um prêmio. Porém, esta é uma publicação mais completa sobre toda a minha obra e uma análise crítica também".

Ele salientou que esta experiência foi muito emocionante, principalmente, devido a uma entrevista que foi feita por quatro professores com o pesquisador no Jardim Botânico. "Foi extremamente importante por foi unia entrevista aberta, sem hora para terminar e completa. Pude falar tudo o que pensava obre minha carreira, obras experiências pessoais e profissionais com relação à ciência e tecnologia".


São Carlos

Segundo o pesquisador a UnRio pretende fazem um lançamento do livro também em São Carlos. A professora Malvina Tânia Tuttman, que é reitora da universidade, está em tratativas com o reitor da UFSCar para fazer este lançamento na cidade. Dessa forma, será possível à população são-carlense conhecer a publicação e o CD que foi produzido também", finalizou.