Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Universidade investe em imagem digital

Publicado em 17 agosto 2005

Radiologia

Equipamentos capazes de apresentar diagnósticos precisos por meio da interpretação de imagens digitalizadas. Essa é a novidade do Laboratório de Qualificação de Imagens Médicas (QuallM), inaugurado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na semana passada. "A idéia é reunir equipamentos e profissionais qualificados em uma área destinada a dar suporte aos estudos em radiologia digital, além de promover a formação de novos pesquisadores na área", define Jacob Szejnfeld, Chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagens (DDI).

O QuallM será utilizado para a interpretação de sistemas de armazenamento e transmissão de imagens médicas, além de estar apto para testar a qualidade de monitores que empregam tecnologia de ponta. "A mamografia, por exemplo, exige imagens de alta qualidade. As microcalcificações que o exame revela se traduzem em suspeita de câncer. Por isso, o QuallM irá analisar a qualidade das imagens dos mamógrafos digitais", explica Szejnfeld.

Além de tornar o laboratório um centro de referência na qualificação de imagens para diferentes aplicações médicas, os pesquisadores pretendem intensificar o treinamento de especialistas na área, da própria Unifesp ou de outras instituições.

Agência Fapesp