Notícia

Jornal da Unesp online

Universidade eleva em 130% captação financeira para pesquisa

Publicado em 07 novembro 2011

A Unesp aumentou em 130% a captação de recursos financeiros junto à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), dois dos principais órgãos de fomento à ciência do país. Também houve um crescimento global de 48% no número de bolsas de mestrado da Fapesp e de doutorado da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os dados são indicados pela Avaliação Institucional referente ao período de 2005 a 2009.

A Avaliação Institucional é realizada pela Comissão Permanente de Avaliação da Unesp (CPA). O documento reúne análises estatísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Os dados foram fornecidos pelas Unidades Universitárias, Pró-Reitorias e Secretaria Geral da Vunesp, avaliadas pela CPA e pela Comissão de Especialistas (CE).

"A Avaliação Institucional é um importante elemento de auto-gestão. O objetivo desse documento é informar a sociedade sobre o cumprimento da missão da Universidade e oferecer à comunidade interna subsídios no processo de reflexão e transformação de seu próprio projeto acadêmico-institucional", afirma o vice-reitor no exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan.

Os indicadores positivos se devem ao fato de a Unesp ter passado a oferecer melhores subsídios para a definição de uma política de desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa, fundamentando suas decisões sobre as ações de fomento dos órgãos governamentais. Essa medida, segundo o vice-reitor, também propiciou crescimento na captação de recursos por outras vias - Projetos Temáticos, Multiusuários e INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), por exemplo.

Avaliação externa

Foi realizada também, no final do período 2005-2009, a segunda avaliação externa dos cursos de graduação da Unesp. Diferentemente da primeira, feita no fechamento do quinquênio 2000-2004, esta avaliação foi totalmente informatizada, o que permitiu criar um banco de dados com as fichas de avaliação de todos os cursos.

A maioria das graduações foi avaliada por um único avaliador externo, exceções somente para os cursos mais complexos, como por exemplo, o de Medicina. Informações detalhadas sobre cada curso estão disponíveis em www.unesp.br/cpa/pareceres/

Raio X da Universidade

A avaliação mostra a evolução particular de cada programa da Pós-Graduação e o aumento no número geral de cursos de mestrado e doutorado. O documento salientada a criação de novos cursos de mestrado profissionalizante, de 2 Minters (mestrados interinstitucionais) e 22 Dinters (doutorados interinstitucionais).

Na Graduação, houve crescimento de 10,1% no número de alunos matriculados no período, e 18,9% no total de alunos concluintes em 2009. O número de alunos que receberam bolsas de estudo aumentou no período, chegando a 19,2% do total de graduandos matriculados em 2009.

Na área de Extensão, que exerce ações de caráter sócio-econômico-político-cultural nas regiões em que a Unesp está presente, a instituição também apresentou indicadores positivos na Avaliação. Os projetos de extensão auxiliam de forma direta e indireta na melhoria da qualidade da educação básica, da assistência à saúde, da atividade agropecuária e da difusão técnico-científico-cultural.

No período avaliado, as ações extensionistas foram implementadas por meio de cursos presenciais e de ensino a distância; atividades assistenciais em hospitais clínicas, ambulatórios e laboratórios; assessorias e consultorias a instituições de ensino, empresas públicas e privadas; e pela atuação em programas e projetos, em sua maior parte financiados por agências de fomento, empresas estatais e privadas.

Os resultados indicam avanço na organização e sistematização das atividades de extensão nas Unidades Universitárias, bem como a priorização das atividades de extensão integradas ao ensino e à pesquisa e de atividades de relevância social.

Nas atividades de Gestão, com relação aos Recursos Humanos, destacam-se o aperfeiçoamento da política de contratação docente e a qualificação e reestruturação do plano de carreira dos servidores técnico-administrativos. Houve aprovação pelas Unidades Universitárias dos serviços prestados no desenvolvimento de sistemas acadêmicos e administrativos, e foi positiva também a avaliação do serviço de suporte e manutenção de equipamentos e programas computacionais.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesp determina que haja um sistema de avaliação claro e objetivo. Nesse sentido, as avaliações locais provenientes de cada unidade são, em muitos casos, a base para que se possam extrair informações reais e confiáveis sobre uma universidade multicâmpus como a Unesp.

O relatório da CPA foi apresentado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em 13 de setembro e está disponível neste link. Todos os documentos relacionados à Avaliação (Relatório Institucional, Relatórios das Unidades e Pareceres dos avaliadores externos dos cursos de graduação) estão disponíveis no seguinte endereço: http://migre.me/641xv .

Assessoria de Comunicação e Imprensa