Notícia

CM Consultoria

Universidade dos EUA vem ao Brasil para recrutar alunos "excepcionais"

Publicado em 02 março 2013

Uma das maiores instituições de ensino superior dos Estados Unidos, a Universidade do Sul da Califórnia (USC) inaugurou nesta semana um escritório em São Paulo, o primeiro da América do Sul. Segundo o vice-presidente de iniciativas globais da USC, Anthony Baeley, o objetivo é fomentar parcerias entre pesquisadores brasileiros e americanos e atrair estudantes de alto nível.

Ele diz que atualmente 60 brasileiros estudam na universidade. Com o escritório em São Paulo, a USC pretende divulgar no País as oportunidades de estudar nos Estados Unidos, conquistando jovens talentos. "Uma das funções do escritório da USC é o recrutamento de estudantes exceptionais brasileiros em graduação e pós-graduação, inclusive em programas online", afirmou.

A USC é muito seletiva, mas para excelentes estudantes temos bolsas que estão disponíveis igualmente para estudantes americanos e brasileiros

Anthony Baeley

Baeley afirma que a seleção para ingresso na universidade é rigorosa, já que é uma instituição de referência em pesquisa e também na área de artes, formando grandes nomes do cinema, música, arquitetura, teatro e dança. "A USC é muito seletiva, mas para excelentes estudantes temos bolsas que estão disponíveis igualmente para estudantes americanos e brasileiros", afirma.

Outro enfoque do escritório inaugurado esta semana é ampliar as parcerias com universidades e centros de pesquisas brasileiros. "A USC é uma das maiores universidades do mundo em termos de investimento em pesquisa e gastamos cerca de US$ 650 milhões por ano em projetos. Comecamos a nossa parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) em 2012, e já temos quatro projetos em andamento em medicina, política pública e odontologia", explica ao reforçar a importante do intercâmbio de estudiosos dos dos países. "Atualmente contamos com pesquisadores da USP, Unicamp e FGV na nossa universidade".

Além da abertura do escritório, a universidade assinou parcerias para promover a pesquisa com a Fapesp e a USP. A USC possui dois campus em Los Angeles que contam com mais de 38 mil estudantes, sendo que 9 mil são estrangeiros, provenientes de 115 países. O escritório da universidade fica localizado na Vila Olímpia.

Fonte: Terra - São Paulo/SP