Notícia

IE - Instituto de Engenharia

Universidade desenvolve Laboratório de Pesquisa em Bioenergia

Publicado em 19 novembro 2015

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou o Laboratório de Pesquisa em Bioenergia, que integra a infraestrutura do Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia (SP BIOEN Research Center – SPBioenRC). O novo laboratório irá operar vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da universidade. 

Com infraestrutura própria, o laboratório irá operar como um centro muldisciplinar, reunindo pesquisadores seniores de áreas variadas, dez jovens pesquisadores e um Conselho constituído por sete especialistas que acompanharão o desenvolvimento das pesquisas. As atividades são relacionadas à bionenergia – bioetanol e outros biocombustíveis, bioeletricidade e produtos químicos derivados da cana-de-açúcar e demais biomassas.

O SPBioenRC é um convênio do qual fazem parte o governo do Estado de São Paulo, responsável pelo financiamento da infraestrutura; a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), financiadora dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores; a Unicamp, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP), que realizam a contratação de recursos humanos. 

Enquanto a Unicamp desenvolveu o Laboratório de Pesquisa em Bioenergia, a Unesp criou o Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN), Já a USP é responsável pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biologia Celular e Molecular na Agropecuária (Biocema), o Centro de Processos Biológicos e Industriais para Biocombustíveis (CeProBIO), o Laboratório de Metabolômica e o The Biomass Systems and Synthetic Biology Center (BSSB). As três universidades oferecem, ainda, o Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia.

POR AGÊNCIA FAPESP