Notícia

SIS Saúde

Universidade de São Paulo lança curso inédito

Publicado em 11 abril 2011

Universidade de São Paulo (USP) aprovou uma graduação em Saúde Pública. Será conferido ao egresso do curso o grau de bacharel em saúde pública. O primeiro vestibular ocorre no final de 2011 e as aulas iníciam em 2012. Serão oferecidas 40 vagas e o curso ocorrerá no período vespertino, com duração de oito semestres.

A USP destaca que a saúde pública se orienta para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais.

O objetivo do novo curso é promover uma formação interdisciplinar, capaz de articular os diversos campos da saúde pública.

A graduação em Saúde Pública está organizada em sete eixos: "Ciências da Vida", "Ciências Humanas e Sociais", "Epidemiologia, Estatística e Sistemas de Informação em Saúde", "Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública", "Meio Ambiente e Saúde Pública", formados por conjuntos de disciplinas, atividades integradas e estágio curricular.

O profissional formado nesse curso poderá atuar em análise de situação de saúde, gestão de sistemas e serviços de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância em saúde ambiental, saúde do trabalhador e educação em saúde, entre outras atividades. Mais informações no site da Faculdade de Saúde Pública.


Fonte: Agência FAPESP