Notícia

DCI

Universidade de São Carlos vê pesquisas em itens avançados

Publicado em 23 dezembro 2009

Por Camila Abud

Em 2010, um Centro de Pesquisas em Processos e Materiais Avançados para a Indústria de Petróleo e Energia deverá estar em operação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). De acordo com informações da Agência Fapesp, a construção tem apoio da Petrobras, que anunciou investimento de R$ 15,5 milhões nas instalações.

O Centro de Pesquisas em Processos e Materiais Avançados para a Indústria de Petróleo e Energia será construído na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. As obras já foram iniciadas e a previsão de entrega é para o fim de 2010.

Para educadores e especialistas em áreas como Ciências Exatas e Tecnologia, a construção do novo centro como esse poderá ajudar a melhorar o desenvolvimento científico da comunidade estudantil, ou seja, poderá ajudar a ampliar as pesquisas desenvolvidas na universidade, além de consolidar também o papel dessa instituição em pesquisa, inovação e ensino.

Estudiosos creem que a preocupação maior é na elaboração das pesquisas e geração de produtos que atendam às exigências ambientais. Conforme a instituição, o centro formará profissionais especializados e qualificados para atuar nos processos de extração de petróleo e na elaboração de novas tecnologias. Um dos objetivos é trabalhar na redução de emissões de combustíveis já refinados.