Notícia

DCI

Universidade cria proteção a patentes

Publicado em 24 setembro 2007

Aproximar a universidade da empresa é o objetivo do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) que a Unesp (Universidade Estadual Paulista) lança nesta segunda-feira, em São Paulo, às 19 horas. O Núcleo tem como objetivos gerir a política de proteção das criações intelectuais da Universidade, com o intuito de posteriormente transferi-las para a sociedade, sendo o licenciamento de patentes depositadas um dos seus principais mecanismos, bem como a sua negociação com as empresas.

"O ambiente acadêmico brasileiro exige uma mudança cultural em relação a patentes e inovação", afirma o pró-reitor de Pesquisa da Unesp, José Arana Varela. Ele adianta que o NIT estará presente em diversos campi da Universidade, para estimular a visão empreendedora no pesquisador universitário e auxiliá-lo a enxergar em sua pesquisa um aproveitamento pelo setor produtivo - ou seja, transformar o conhecimento técnico em inovação.

O lançamento do NIT ocorrerá durante o I Simpósio de Inovação da Unesp, que reunirá dirigentes de órgãos ligados à Ciência & Tecnologia como Capes, CNPq, Fapesp, Inpi e Embrapa.