Notícia

Sercomtel

Universidade cria programa gratuito de assinatura eletrônica

Publicado em 14 junho 2008

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em parceria com a Serasa e a Microsoft, desenvolveram um software de assinatura eletrônica, para garantir mais segurança em negociações on-line.

O programa foi batizado de SignFlow, e possui código aberto, ou seja, pode ser modificado pelos usuários para atender às suas necessidades. Além disso, o software está disponível na internet, para o download gratuito.

Além de ser usado para a realização de transações comerciais que necessitam de autenticação de assinaturas em documentos eletrônicos, o programa é capaz de associar a assinatura a um determinado perfil, retendo informações pessoais como endereço ou profissão.

"A aplicação básica do software está na garantia de transferência e autenticidade de qualquer tipo de arquivo digital entre dois endereços eletrônicos", afirmou o professor do Departamento de Computação da Unesp, Eduardo Martins Morgado, à Agência Fapesp.

Para isso, o usuário deve ter o software instalado no computador, e selecionar os programas que deseja colocar a assinatura digital. O software roda em computadores com Windows, e funciona em um ambiente virtual que atua como uma biblioteca de contratos, na qual diferentes plataformas abrem várias possibilidades de aplicação, como a liberação de um crédito.

Fonte: Agência Fapesp