Notícia

Diário de Marília online

Univem tem pesquisas científicas em congresso nacional com 6 mil inscritos

Publicado em 19 novembro 2010

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem estarão representados no 10º CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica e o 18º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP que acontecem, respectivamente, nos dias 19 e 20 e 16 a 19 de novembro, em São Paulo.

O Univem leva 19 de seus alunos que apresentarão seus trabalhos já aprovados pelos dois eventos, comprovando a qualidade do ensino e pesquisa desenvolvidos dentro dos cursos do Univem.

O coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, professor Elvis Fusco, lembra que alguns desses alunos que apresentarão seus trabalhos foram contemplados com bolsas de pesquisa do CNPq e Fapesp.

"Esses resultados são frutos da alta titulação do corpo docente dos cursos, da ótima infraestrutura oferecida pelo Univem por meio de equipamentos e laboratórios especializados para prática de pesquisa e, do perfil investigativo, bem como, da capacidade de geração de conhecimento dos nossos alunos para pesquisa", explica Fusco.

O Congresso apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior e neste ano acontece na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O SIICUSP é uma ótima oportunidade para alunos de graduação. O simpósio acontece anualmente, recebendo em torno de 6.000 trabalhos inscritos (mesas redondas, apresentações orais ou pôster) divididos em quatro grandes áreas do conhecimento.

Destaques, alunos conquistam bolsas

A tradição do incentivo à iniciação científica nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem tem gerado frutos em todas as áreas, desde a conquista de bolsas de institutos de pesquisas renomados como CNPq e Fapesp, até premiações de empresas privadas e interesse de intercâmbio de tecnologias como instituições de ensino como a USP.

"Muito além da satisfação do Univem e dos alunos chegarem a esses patamares, essas conquistas representam o valor do currículo de cada aluno que se forma aqui. Conhecimento construído através de teoria, prática e muita pesquisa", afirma Elvis Fusco.

A apresentação dos alunos nos eventos está sendo apoiada pelo COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), núcleo de pesquisa e extensão mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.