Notícia

Jornal da Manhã (Marília, SP) online

Univem incentiva pesquisa e promove seminário

Publicado em 02 novembro 2010

Nesta quarta-feira (3), inicia o XI SIC, o Seminário de Iniciação Científica do Centro Universitário Eurípides de Marília, o Univem, onde alunos vão expor suas pesquisas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. O público-alvo são os alunos de Iniciação Científica e último ano de graduação (Trabalho de Curso). Estudantes de outras instituições de ensino superior também podem participar.

O I Seminário de Iniciação Científica (SIC) do Univem aconteceu em 1999. De lá para cá, multiplicaram-se os projetos, cresceu o número de alunos envolvidos e diversos trabalhos relevantes ganharam espaço na comunidade. Em 2010, o XI SIC (www.univem.edu.br/sic) está previsto para os dias 3 a 5 de novembro.

"O SIC cumpre o papel de incentivar os alunos das séries iniciais dos cursos de graduação para que realizem essa importante atividade acadêmica, que permite a busca do conhecimento fora da sala de aula, a partir de ferramentas metodológicas, complementando sua formação acadêmica", destaca o Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da instituição. Ele salienta que "o Univem é um dos poucos centros universitários que têm como cultura o incentivo à pesquisa e à Iniciação Científica, nas quais investe parte de seus recursos".

Alunos bolsistas aliam prazer e disciplina

O Univem participa de vários programas com órgãos de fomento que fornecem bolsas de incentivo às pesquisas de Iniciação Científica aos alunos de graduação. É o caso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do CNPq, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. No caso deste último, são dois programas: PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIBIT (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).

"Mais do que o ganho econômico, as bolsas representam para os alunos um grande estímulo para o aprofundamento teórico sobre os temas estudados, construção de novos conhecimentos e aprimoramento da formação pessoal. Estudantes que usufruem bolsas de pesquisa amadurecem habilidades de estudos, pesquisas e produção científica, aumentando suas chances de sucesso na vida profissional", enfatiza a Profª. Drª. Raquel Cristina Ferraroni Sanches, pró-reitora de Graduação do Univem.

"A conquista de uma bolsa oriunda destes órgãos de fomento é motivo de muita comemoração, pois o grau de exigência atesta a qualidade da pesquisa do aluno e do currículo de seu orientador, bem como a seriedade da instituição", completa a Profª. Drª. Marisa Rossinholi, coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (NAPEx) do Univem.