Notícia

Diário de Marília online

Univem faz 11º Seminário de Iniciação Científica

Publicado em 06 novembro 2010

Univem promoveu nesta semana o 11º Seminário de Iniciação Científica. Alunos puderam expor suas pesquisas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Ciência da Computação.

O 1º Seminário aconteceu em 1999. De lá para cá, multiplicaram-se os projetos, cresceu o número de alunos envolvidos e diversos trabalhos relevantes ganharam espaço na comunidade.

"O Seminário permite a busca do conhecimento fora da sala de aula, a partir de ferramentas metodológicas, complementando sua formação acadêmica", destaca o professor Lafayette Pozzoli, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da instituição.

Ele salienta que o Univem é um dos poucos centros universitários que têm como cultura o incentivo à pesquisa e à Iniciação Científica, nas quais investe parte de seus recursos.

O Univem participa de vários programas com órgãos de fomento que fornecem bolsas de incentivo às pesquisas de Iniciação Científica aos alunos de graduação. É o caso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do CNPq, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. No caso deste último, são dois programas: PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIBIT (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).