Notícia

Vale Paraibano online

Unitau liga empresas ao meio acadêmico

Publicado em 13 setembro 2007

Por Simone Siqueira, Taubaté

Evento na Alstom apresenta trabalhos da universidade ao setor produtivo


A Unitau (Universidade de Taubaté) promove a partir de amanhã no auditório da Alstom Power, em Taubaté, a terceira edição do workshop de cooperação Universidade-Empresa, o 'Unem 2007'.

O evento, que termina no sábado, terá como tema a inovação tecnológica e é organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica com o objetivo estreitar o elo entre a comunidade acadêmica e o meio industrial.

O trabalho terá ênfase nas áreas de automação, energia, materiais e processos e produção.

Durante o 'Unem', os alunos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e pesquisas para toda a comunidade industrial.

Os representantes das empresas poderão mostrar as necessidades tecnológicas em suas atividades e dar sugestões de possíveis campos de colaboração.

No evento, profissionais de empresas públicas e privadas, nacionais e multinacionais, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação poderão realizar visitas técnicas e participar das palestras.

Para o coordenador de mestrado em engenharia macânica, que também coordena o evento, George Eugênio Oscare Giacaglia, a realização do 'Unem' é importante para os alunos e também para as empresas.

"Estamos esperando aproximadamente 200 pessoas entre os dois dias do evento, que tem como meta tentar aproximar os trabalhos acadêmicos com as atividades empresariais", disse.

Inscrição - Para participar os interessados devem se inscrever no site da universidade, no qual também poderão se informar sobre as taxas para a participação.

O UNEM 2007 desperta a atenção de agências de fomento como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

As agências têm apoiado o desenvolvimento de novos produtos e processos passíveis de aplicação imediata e de registros de propriedade intelectual.

A Alstom Power fica na avenida Charles Schneider, s/nº, no bairro do Barranco, em Taubaté. O acesso será pela portaria 1.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (12)3622-4005 e as inscrições devem ser feitas pelo site www.unitau.br.