Notícia

A Tribuna (Santos, SP)

Unisanta firma parcerias para realizar novos cursos

Publicado em 03 fevereiro 2006

Em uma parceria com a Rede Provedora de Ações e Serviços de Excelência (Prored), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) promoverá, a partir do próximo mês, alguns cursos inéditos no País de pós-graduação, ministrados por professores da Unisanta, Universidade de São Paulo (USP), Unesp e Unicamp.
Entre eles, estão o mestre Paulo Bezerril (que supervisionou a obra de transposição do Rio São Francisco); e as professoras Maria Cristina Castilho Costa e Maria Aparecida Baccega, que irão coordenar o curso de Especialização em Gestão da Comunicação.
"Há também outros especialistas como o André de Felice, da Faculdade de Saúde Pública da USP", comenta o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta, Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo.
Os cursos desta parceria são de MBA em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; MBA em Planejamento e Gestão Logística da Multimodalidade de Transportes; MBA em Gestão Estratégica e Gerenciamento da Performance Empresarial; MBA em Marketing de Resultados e Propaganda Eficaz; MBA em Jornalismo e Editoração para Pequenas e Médias Empresas.
E mais: especialização em lato sensu em Gestão da Comunicação; lato sensu em Perícia Forense na Área Médica, Psiquiátrica e Citogenética Molecular e lato sensu em Administração Turística e Hotelaria Aplicada ao Mercado.
Figueiredo afirma também que, a partir de março, haverá cursos específicos voltados para a área de petróleo e gás, que terão relação com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás da Petrobras. A UniSantos também deverá promover cursos nestas áreas.
"Estas especializações acontecem como uma consequência natu-ral das necessidades do próprio mercado de trabalho", observa Figueiredo. Também o pró-reitor de Graduação, Pesquisas e Extensão do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Danilo Nunes, concorda com o colega.
"No nosso caso, os cursos mais procurados são os de Gestão de Negócios e Multidisciplinares", afirma o pró-reitor sobre as especializações do Unimonte aprovadas pela Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação (de 3 de abril de 2004).
"Também estamos com dois cursos stricto sensu (mestrado), em Administração e Educação, em processo de avaliação pelo MEC", completa.

Bolsas
Quanto aos programas de bolsas de estudos, eles não são muito comuns nos cursos de especialização. Há exceções promovidas por algumas universidades que fazem convênios com empresas, ou asseguram bolsas de cerca de 15% para ex-alunos.
Também há a possibilidade, no caso dos mestrados e doutorados, de concorrência de bolsa de estudo financiada pelos programas de pós-graduação do Capes e CNPq, por exemplo, ou pela FAPESP. Mais informações sobre a hipótese de bolsas financiadas, podem ser obtidas nos sites www.capes.gov.brwww.cnpq.br e www.fapesp.br.