Notícia

Portal Piracicaba Hoje

UNISAL proporcionará mais vantagens para alunos e professores

Publicado em 05 dezembro 2019

A unificação da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba à UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) vai proporcionar mais vantagens aos alunos e professores da instituição.

A avaliação é do reitor da universidade, padre Eduardo Augusto Capucho Gonçalves, em entrevista ao Piracicaba Hoje.

Os alunos terão mais possibilidades de ingressarem em programas de bolsas de órgãos externos, como Fapesp e Capes por exemplo”, disse.

Fapesp é a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e a Capes é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Além disso, a unificação permitirá aos estudantes optar por cursar disciplinas em e ter acesso integral a qualquer um dos campi da Unisal, o que inclui todos os laboratórios, salas de aula e espaços culturais e esportivos disponíveis. Aos professores também será permitido lecionar em outras unidades da instituição, entre outras vantagens.

“É uma alegria levar educação no qual o protagonismo é dos alunos. Essa é nossa principal meta”, explica o reitor.

A unificação da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba à UNISAL, foi oficializada em 22 de outubro, no Diário Oficial da União, por meio da Portaria Nº 480.

A partir de então, Piracicaba faz parte de um Centro Universitário que tem presença em diferentes cidades do Estado de São Paulo, contando com mais de 12 mil alunos e mais de 400 professores com titulação de Mestres e Doutores. Na estrutura da instituição, mais de 450 colaboradores técnico-administrativos atuam para atender os alunos.

Além disso, as centenas de parcerias que o UNISAL possui com empresas, bem como os convênios estabelecidos com instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, também poderão ser aproveitados, como já ocorre nas Unidades de Americana, Campinas, Lorena e São Paulo.

“Estamos somando às conquistas alcançadas, novos desafios e novos planos. Esta é a quinta Unidade do UNISAL e, onde estamos, registramos a marca da educação salesiana, baseada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que enfatiza a formação integral para seus alunos, com incentivo ao seu protagonismo. O UNISAL procura, também, a qualificação e a competência do corpo docente e técnico-administrativo, bem como a orientação humanística de sua política educacional ”, afirma o reitor do UNISAL, Padre Eduardo Capucho.

Desde que se tornou Centro Universitário, em 1997, o UNISAL vem ampliando suas áreas de atuação, tendo recebido no ano de 2018 o recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), com nota 4 para os cursos presenciais. Em 2019, a modalidade Educação a Distância (EaD) foi credenciada com nota 5 no MEC, nota máxima atribuída pelo órgão às instituições de ensino que se enquadram nas exigências.

Com a nova Unidade Piracicaba, o UNISAL tem o objetivo de contribuir, de maneira efetiva, com o desenvolvimento da cidade e da região, tanto com a ampliação da oferta de ensino de qualidade, quanto com o apoio social à comunidade externa, por meio de projetos, pesquisas e ações.