Notícia

Uninove Online

UNINOVE realiza I Seminário de Pesquisa em Direito

Publicado em 15 dezembro 2011

"Participar de projetos de iniciação científica traz uma série de vantagens ao estudante, como a possibilidade de se aprofundar em um tema de seu interesse e de submeter seus trabalhos a seminários, simpósios e congressos", disse a professora de Metodologia da Pesquisa Científica do curso de Direito da UNINOVE, Andréa Gozetto, durante o I Seminário de Pesquisa em Direito, realizado no dia 10 de dezembro, no campus Memorial. A iniciativa contou com a presença de alunos e docentes da área, além do convidado especial, Prof. Dr. Orides Mezzaroba, responsável pelo Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autor do Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito.

Em sua palestra, Andréa definiu o que é pesquisa científica, seus procedimentos básicos, bem como revelou o papel do pesquisador de Direito. "Sugerir reformas ao Poder Judiciário ou apresentar aos legisladores medidas para adaptar as leis aos novos tempos é atribuição e dever desses cientistas", afirmou a professora, alertando que a pesquisa exige esforço, toma tempo e requer grande dedicação.

O encontro, mediado e organizado pela Profa. Dra. Mônica Bonetti Couto, teve o seguinte objetivo: "Promover a iniciação científica como forma de complementar a formação acadêmica através de um processo em que o conhecimento passa a ser produzido e reavaliado pelo próprio discente", declarou.

A programação teve ainda as exposições "A pesquisa no Direito: significado, peculiaridades e modalidades de pesquisa", com a Profa. Samyra Naspolini Sanches; e a "Apresentação das linhas de pesquisa da IES, os grupos e os projetos em andamento", com a Profa. Samantha Meyer-Pflug. Houve também a premiação dos estudantes que elaboraram as melhores monografias de conclusão de curso, a entrega de certificados para os professores orientadores, a inscrição de novos pesquisadores e, no final, sorteio de livros aos participantes.

Na ocasião, o diretor do curso de Direito da UNINOVE, Prof. Sérgio Braga, destacou a importância dos graduandos ingressarem em projetos científicos. "Ao entrar em contato com a pesquisa, o aluno passa a conhecer a linguagem acadêmica, desenvolve a sistematização de ideias, de referenciais teóricos e o espírito crítico, por meio da investigação de um determinado tema do Direito, fundamentado teórica e metodologicamente", comentou o professor, enfatizando a ligação direta entre a iniciação científica e o futuro Programa de Mestrado em Direito da UNINOVE.

Já o diretor do Núcleo de Pesquisa em Direito da UNINOVE, Prof. Dr. Vladmir Oliveira da Silveira, ressaltou que: "A UNINOVE está entre as três universidades particulares do estado de São Paulo cadastradas no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) que mais desenvolvem pesquisa institucional, sendo reconhecida pela qualidade dos trabalhos apresentados e pela dedicação de seus pesquisadores".

Pela excelência de sua produção científica, a UNINOVE possui convênios com renomadas instituições e o apoio das mais importantes agências de fomento, como a Capes, a Fapesp e o próprio CNPq, captando bolsas de estudo e subsídios para projetos e programas.