Notícia

Planeta Universitário

Unifran tem oito cursos estrelados pelo Guia do Estudante

Publicado em 29 setembro 2009

Oito cursos da Unifran receberam três estrelas na avaliação feita pelo Guia do Estudante (publicação da Editora Abril) e foram indicados para participar do prêmio "Melhores Universidades - Guia do Estudante e Banco Real", que acontecerá no dia 27 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. São eles: Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação, Tradutor e Intérprete.

Os cursos de Fonoaudiologia e Tradutor e Intérprete foram estrelados pelo quarto ano consecutivo (2006-2007-2008-2009). Fisioterapia também já recebeu quatro indicações (2005/2007/2008-2009). Ciências Contábeis foi estrelado pela terceira vez (2007-2008-2009). Já os cursos de Química e Sistemas de Informação figuraram pela segunda vez (2008-2009). Desenho Industrial e Pedagogia foram indicados pela primeira vez.

Este ano 9371 cursos participaram da avaliação, sendo que 3551 cursos alcançaram estrelas, de um total de 570 Instituições, das 1332 que participaram da avaliação.

Em sua quinta edição, o prêmio será organizado em duas categorias: "As melhores por área de Conhecimento" (16 premiações em oito áreas do conhecimento - 8 públicas e 8 privadas) e "A Universidade do Ano" (duas premiações - pública e privada). Com base nos formulários respondidos pelos diretores de cada curso, os consultores do Guia do Estudantes, avaliadores do MEC, professores e especialistas - atribuem conceitos aos cursos, que são convertidos em estrelas. Todo esse processo de avaliação conta também com a consultoria do Ibope.

Sobre os cursos selecionados

Há 17 anos formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho, o curso de Ciências Contábeis tem 80% do corpo discente trabalhando na área. Na última avaliação do MEC, o curso recebeu nota A em todos os quesitos (corpo docente, projeto pedagógico e infra-estrutura). Os alunos podem participar do Uniconsul Junior, empresa que presta serviços de consultoria, tais como: controle e fluxo de caixa, balanço patrimonial, desenvolvimento de softwares, negociação de crédito, traduções e análises contábeis para empresas de Franca e região.

Criado em 1997, o curso de Fisioterapia da Unifran conta com uma clínica de 1400 m2, equipada com piscina para hidroterapia, salas para terapias específicas e equipamentos de última geração. Atende pacientes pelo SUS e está equipada com tudo o que o curso precisa para oferecer aos alunos a prática necessária à sua formação. Programas de extensão curricular - iniciação científica, observação clínica interativa, monitoria acadêmica, ciclos de estudos científicos, entre outros - constituem elementos diferencias no curso.

Com 21 anos de atividade, o curso de Fonoaudiologia da Unifran possui clínica de altíssima qualidade, totalmente equipada para desenvolver as habilidades dos alunos na prática da profissão e é focado na formação profissional eficiente com base em evidências biológicas e clínicas. O Projeto Pedagógico é dinâmico e prevê participação dos alunos desde a primeira série, com observação clínica interativa e estágio supervisionado, a partir da terceira série.

O laboratório para o desenvolvimento de Sistemas de Informação possui mais de 300 computadores avançados, o que auxilia no desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas de tecnologia de ponta, além de convênios acadêmicos com a Oracle, Microsoft, Furukawa e Borland. O quadro de professores titulados completa as vantagens do curso que prepara o aluno para entrar no mercado de trabalho ainda no primeiro ano.

O curso de Tradutor e Intérprete foi criado em 1994, com o intuito de formar profissionais capacitados para atuar no crescente mercado da tradução e da interpretação nos idiomas português e inglês. Inclui disciplinas práticas desde a 1ª série e oferece um laboratório bem montado que possibilita treinamento de interpretação simultânea e o aperfeiçoamento da língua inglesa. A universidade disponibiliza, ainda, uma estrutura especial para o estágio dos estudantes. O Centro de Traduções da Unifran funciona como uma empresa júnior e atende tanto as necessidades de tradução acadêmicas, como as de empresas regionais.

O Curso de Química possui atualmente 80% de professores mestres e doutores, com grande experiência na área acadêmica, pedagógica e industrial. Conta com laboratórios didáticos de Química e Física equipados para atender a todas as séries do curso, ministrando aulas modernas e interativas. Os professores doutores possuem projetos de pesquisa aprovados por Órgãos Governamentais de Apoio à Pesquisa como FAPESP e CNPQ e reconhecidos nacionalmente. Os alunos estagiários contam com bolsas de iniciação científica. Na área industrial, a Universidade mantém convênios com diversas empresas, facilitando os estágios curriculares e a entrada no mercado dos formandos.

A área Química da Universidade possui ainda Laboratórios de prestação de serviços à comunidade, como laboratórios de águas, análise de efluentes e outros produtos como álcool e alimentos. Na edição do ENADE de 2005, o Curso se Química obteve conceito de desempenho docente, o índice IDD 5, a maior nota possível de se obter.

O curso de Pedagogia está de acordo com as novas diretrizes curriculares que objetivam resgatar a figura do pedagogo, formando simultaneamente docentes e profissionais da educação para a produção e difusão do conhecimento científico no campo educacional. Além do contexto escolar, são crescentes as oportunidades para o pedagogo nas áreas de recursos humanos, na formulação de políticas públicas, na elaboração de projetos educacionais e de pesquisa, entre outras. O curso mantém o centro de Atendimento e Acompanhamento Pedagógico (CAAP) para crianças da comunidade com dificuldades de aprendizagem, importante diferencial para formação dos alunos.

Criado em 1972, o curso de Design oferece aos alunos Ateliê de Desenho, Laboratório de Fotografia, Computação Gráfica e Oficina de Modelos e Portifólios, além do Núcleo de Projetos e pesquisas de Design, no qual os estudantes realizam estágios, estudos e pesquisas sob orientação de docentes designers. O Núcleo de Design realiza projetos para diversas instituições na região de Franca.

Na habilitação em Moda, o curso de Design conta com Ateliê, que está equipado para a reflexão e a prática dos alunos, auxiliando na pesquisa de materiais, técnicas, etilos e criação em Moda.

Unifran Assessoria de Imprensa