Notícia

JC e-mail

Unifesp sediará discussão mundial para integração de pesquisas e prevenção aos transtornos mentais

Publicado em 25 março 2013

De hoje (25) a 29 de março, a Unifesp, em parceria com a USP, a UFRGS, a Universidade de Columbia (EUA) e o Kings College, da Inglaterra, promoverá a Y-Mind São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders. O evento, financiado pela Fapesp, será realizado no anfiteatro Marcos Lindenberg/Unifesp e reunirá aproximadamente 80 especialistas de vários países com o objetivo de integrar novas pesquisas, além das já existentes, na prevenção de transtornos mentais, emocionais e comportamentais.

"Há evidência científica robusta  sugerindo que intervenções precoces podem trazer benefícios sociais e econômicos no longo prazo quando se consegue interromper o processo de evolução dos Transtornos Mentais, Emocionais e de Comportamento (TMEC) ou minimizar sua progressão para um curso crônico", afirma Jair Mari, professor do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e coordenador do evento.

De acordo com ele, a carga dos transtornos mentais, emocionais, comportamentais e do abuso de drogas está crescendo no Brasil e já representam 19% da carga total das doenças no país e 14% no mundo.  "Recentes avanços no conhecimento científico mostram que os TMEB são altamente complexos e várias lacunas na compreensão da etiologia destes transtornos persistem juntamente com uma deficiência de aplicação prática destes conhecimentos", explica.

Ainda segundo o pesquisador, as ações preventivas trazem consequências econômicas e sociais substanciais, quando se consegue evitar o suicídio, os ferimentos não intencionais, as práticas sexuais de risco e infecção pelo HIV, e o uso de tabaco e drogas na adolescência. "Embora prevenção seja reconhecida como ponto essencial na mudança do prognóstico das doenças, ela tem sido pouco explorada nos transtornos mentais".

A Y-Mind é mais uma iniciativa de um grupo de pesquisadores que, juntamente com a implementação de um Centro Internacional de Prevenção para os Transtornos Mentais, pretende mudar radicalmente as políticas de saúde mental no país e colocar a psiquiatria brasileira na vanguarda do conhecimento global.

Entre os palestrantes internacionais estão Bruce Cuthbert (National Institute of Mental Health, EUA), Hakon Hakonarson (The Childrens Hospital of Philadelphia, EUA), Maria Oquendo, (Columbia University, EUA), Gustavo Turecki (McGill University, Canadá), Helen Herrman (University of Melbourne, Austrália), Jim Van Os (Maastricht University, Holanda), David Pauls (Harvard University, EUA), Myrna Weissman (Columbia University, EUA ), Ricardo Araya (Global Health Trials Committee, Reino Unido) e Stan Kutcher (World Health Organization Collaborating Center in Mental Health at Dalhousie, Canadá).

Mais informações sobre o evento e sua programação podem ser conferidas no site:http://www.ymind.com.br

(Assessoria de Imprensa da Unifesp)