Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Unifesp combate o tabaco no interior de São Paulo

Publicado em 20 junho 2007

A Unidade de Álcool e Drogas (Uniad) da Unifesp, em conjunto com a Prefeitura de Ipaussu (SP), desenvolve políticas públicas para o tabaco no município e região, localizada a 350 km de São Paulo. A idéia é viabilizar um programa de prevenção que sirva de modelo para outras cidades brasileiras.

A primeira medida, realizada há cerca de um ano, foi a implantação do TratFumo na região, um programa desenvolvido na Uniad há cerca de dois anos e que oferece tratamento a fumantes que querem largar o vício.

De acordo com Ana Cecília Petta Roselli Marques, psiquiatra da Uniad e coordenadora do TratFumo, entre as ações preventivas que serão aplicadas na cidade estão o controle rigoroso da venda de cigarros para menores de 18 anos e a capacitação de professores para promover a prevenção não apenas entre os alunos, mas de uma forma que a informação chegue também às famílias dos estudantes. "Os pais são os principais agentes de prevenção", afirma ela. "São os modelos mais consistentes para os seus filhos e, portanto, cuidar da atualização deles é muito importante".

Ana explica que trabalhar com a mídia é parte relevante do projeto de políticas públicas, inclusive em Ipaussu. Segundo ela, a equipe já está elaborando ações para todos os tipos de mídia local, de acordo com o contexto, com os recursos e os gestores do projeto, para a sensibilização da comunidade. "Não podemos mais adotar o pressuposto que sem políticas públicas não é possível fazer prevenção ao uso, abuso e dependência de drogas psicotrópicas e, portanto, temos estudado e elaborado propostas para o desenvolvimento de políticas adequadas e baseadas em evidências científicas", diz. "Isto significa medidas preventivas e de tratamento ajustadas a cada região".[14]

O projeto em Ipaussu, financiado pelo Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), será piloto para viabilizar um programa de prevenção que sirva de modelo para outras cidades brasileiras.