Notícia

Unifal

UNIFAL-MG lota auditório para assistir palestra do Prof. Dr. Fernando Galembeck

Publicado em 12 abril 2011

Aconteceu no dia 7 de abril de 2011 a palestra do Prof. Dr. Fernando Galembeck (UNICAMP) com o título "Higroeletricidade: Novas Soluções para um Velho Problema", oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Química. Alunos e professores lotaram o auditório, onde tiveram a oportunidade de conhecer e sanar dúvidas sobre o tema da palestra e sobre propriedade intelectual.

Fernando Galembeck é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A desde 1979. Depositou 18 patentes das quais 7 foram licenciadas e 2 produtos baseados nestas patentes foram lançados no mercado. Publicou mais de 200 artigos em periódicos científicos especializados, 17 capítulos de livros e juntamente com P. S. Santos, traduziu o livro "Moléculas" de Atkins, publicado em 2000.

Exerceu funções dirigentes na Unicamp, MCT, CNPq, ABC, SBQ, SBPC e SBMM, de assessoria e planejamento na Fapesp, MCT, CNPq e Capes e de consultoria em várias empresas. Participou da concepção, elaboração e implementação do PADCT, que revolucionou a área de Química no Brasil, como coordenador do grupo de Química e Engenharia Química e depois como membro do Grupo Especial de Acompanhamento. Obteve numerosos prêmios como: Retorta de Ouro (SIQUIRJ), Fritz Feigl (CRQ-4), Simão Mathias e Inovação (SBQ), Inovação (Abiquim), Eloísa Mano (ABPol), Pelúcio Ferreira (Finep) e o Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia (CNPq/Wessel), o maior da ciência e tecnologia brasileiras.