Notícia

Universia Brasil

Unidade Auxiliar da UNESP de Botucatu realiza trabalho interdisciplinar

Publicado em 22 janeiro 2007

O Centro de Isótopos Estáveis Ambientais em Ciências da Vida - CIE - é uma Unidade Auxiliar Simples do Instituto de Biociências - UNESP - Botucatu. Foi inaugurado em 1998 e com o auxílio da Fundação Banco do Brasil, FAPESP, Associação Nacional das Indústrias do Vinagre e UNESP, foi possível a aquisição de equipamentos de grande porte, tais como Espectrômetro de Massa, Unidade Produtora de Nitrogênio Líquido, etc., e também a construção do prédio que o sedia.
O programa de pesquisa visa a aplicabilidade prática dos isótopos estáveis de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre; a formação de recursos humanos nestas áreas afins, ao nível de ensino, pesquisa e extensão; auto-suficiência em nitrogênio líquido para as unidades universitárias do Campus de Botucatu; captação de recursos a médio e longo prazo, através da comercialização das análises isotópicas de carbono-13, nitrogênio-15, oxigênio-18 e deutério e captação de recursos a médio e longo prazo, através da comercialização do excedente da produção de nitrogênio líquido.
A versatilidade do uso destes isótopos, uma vez que são os isótopos estáveis dos elementos básicos que compõe a estrutura dos carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos, ácidos nucléicos (DNA, RNA) e fazem parte em mais de 90% de todos os tecidos vivos e a ausência da radioatividade, recentemente os tem tornado potencialmente úteis nas ciências médicas, biológicas, biomédicas e biológicas correlacionadas, uma vez que são inofensivos aos seres humanos e ao meio ambiente.
No Brasil e em outros países da América Latina ainda são inexistentes os estudos sistemáticos com os isótopos estáveis no homem, meio ambiente, animais de pequeno e grande porte, devido principalmente à falta de centros especializados e recursos humanos para tais fins.
O Campus Universitário de Botucatu/UNESP torna-se, neste sentido, um centro privilegiado no Estado de São Paulo, pois polariza um Campus interdisciplinar agregando as áreas das Ciências Agronômicas, Biológicas, Médicas, Médicas Veterinárias e Física Médica.
O alto nível dos trabalhos realizados no Centro também resulta em prêmios em âmbito nacional e internacional
Aos alunos de graduação são oferecidos estágios de iniciação científica e condições para realização de trabalhos de conclusão de curso.
Os interessando podem obter outras informações através do e-mail: cie@ibb.unesp.br
Fonte: UNESP