Notícia

IG

Unicamp terá campus em Limeira

Publicado em 29 dezembro 2005

Por Thiago Romero
Agência FAPESP - A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai fortalecer ainda mais a sua marca fora das fronteiras campineiras. A partir de 2007, a instituição deve contar com um campus em Limeira.
Atualmente, apesar de a Unicamp estar presente em Paulínia, Piracicaba e até mesmo em Limeira, a 52 quilômetros de Campinas, em nenhuma dessas cidades a presença se dá com mais de duas unidades de ensino e pesquisa.
"Outra grande novidade é que todos os cursos em Limeira serão inéditos para a Unicamp", explicou o reitor José Tadeu Jorge à Agência FAPESP. "Isso foi um dos princípios básicos que nortearam o projeto do novo campus", afirma o dirigente, que fez o anúncio oficial do novo projeto no dia 21 de dezembro, um dia após ter sido aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), órgão deliberativo máximo da universidade.
Além de não duplicar as carreiras existentes em Campinas, das 18 opções em avaliação para o novo campus, três são inéditas no país: engenharia de manufatura, restauro e conservação (da área de Arte, cultura e patrimônio) e informática biomédica.
As novas instalações serão construídas em terreno que pertence à Unicamp. A área tem 500 mil metros quadrados e fica a 150 quilômetros da capital paulista. "A previsão é que no início de 2007 ocorra a recepção aos primeiros estudantes. Inicialmente, serão pelo menos 700 vagas, divididas em 12 cursos. A meta é oferecer 1 mil vagas até 2010, quando o novo campus estará definitivamente implantado", disse Tadeu Jorge.
O orçamento inicial, para a construção de salas de aulas, laboratórios, bibliotecas e centro poliesportivo, é de R$ 20 milhões. "O dinheiro está assegurado pelo governo do Estado de São Paulo e as obras terão início ainda no primeiro semestre de 2006", afirma o reitor. Esse recurso representa cerca de 0,05% da arrecadação estadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O Consu aprovou uma lista com 18 cursos, com vagas diurnas e noturnas. Essas carreiras, que abrangem graduação e pós-graduação, serão divididas em cinco áreas do conhecimento: Ciências, Engenharias, Administração-gestão, Arte, cultura e patrimônio e Saúde.
A expansão da Unicamp não será benéfica apenas para os futuros alunos universitários. A universidade pretende abrir concurso público para a contratação de 150 professores, com titulação mínima de doutor, e 80 servidores administrativos. "Essas contratações ocorrerão no final de 2006, para possibilitar que esses docentes estejam atuando no começo de 2007", afirma Tadeu Jorge.

Os cursos do campus de Limeira:
Área das engenharias:
Engenharia de Produção
Engenharia de Manufatura
Desenho industrial
Área de administração:
Administração em Políticas Públicas
Administração em Planejamento Empresarial
Administração em Comércio Internacional
Administração do Agronegócio
Área de ciências
Licenciatura em Ciências Exatas e da Natureza
Ciências Ambientais
Informática e Biomédica
Área de arte, cultura e patrimônio
Restauro e Conservação
Licenciatura em Artes — Habilitação em Dança
Administração da Cultura
Área da saúde
Ciências do Esporte
Fisioterapia
Nutrição
Terapia Ocupacional
Psicologia