Notícia

Guia do Estudante online

Unicamp tem vagas de bolsa para pós-doutorado em Bioenergia

Publicado em 20 junho 2016

As inscrições para duas vagas de pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão abertas, até o dia 30 de junho 2016. Os candidatos selecionados receberão bolsa da FAPESP.

As bolsas integram o Projeto Temático "Contribuição de produção de bioenergia pela América Latina, Caribe e África ao projeto GSB-LACAF-Cana-I", vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O objetivo principal do projeto é explorar possibilidades para a produção de bioenergia a partir da cana-de-açúcar de forma sustentável em países em desenvolvimento.

Para concorrer os candidatos precisam ter doutorado obtido a partir de 2010 nas áreas de Agronomia, Engenharia ou Economia; interesse científico pela produção de etanol de cana-de-açúcar na América Latina e na África; excelente currículo (publicações); e conhecimento avançado de temas como análise de dados, sustentabilidade, bioenergia e cana-de-açúcar. A primeira bolsa é na área de “Produção Sustentável de Cana-de-Açúcar para Bioenergia: Análise Integrada de Modelos de Produção” e a segunda “Avaliação do Potencial de Produção Sustentável de Bioenergia de Cana-de-Açúcar na América Latina e África”. Outras informações podem ser obtidas no site da FAPESP.