Notícia

DCI

Unicamp tem o 2º computador mais rápido

Publicado em 10 agosto 2013

CAMPINAS - O supercomputador do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad-SP), situado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está presente no mais recente ranking LARTop50, que lista os supercomputadores mais rápidos da América Latina. A incrível máquina encontrada no interior do estado é a segunda em performance na América Latina e a primeira no Brasil.

O equipamento conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de são Paulo (Fapesp). Tem capacidade de processamento de 33 teraflops (trilhões de operações de ponto flutuante por segundo), o que equivale a cinco mil computadores pessoais trabalhando simultaneamente.

O supercomputador viabiliza a realização de cálculos complexos para 122 estudos vinculados a 45 instituições no Brasil, além de uma na Colômbia, nas áreas de física, química, engenharia, computação, estatística, zootecnia, biologia, matemática e astronomia. Mais de 360 pesquisadores são beneficiados.

"A computação de alto desempenho é usada nas mais variadas aplicações, da fabricação de medicamentos à construção de aviões. É fundamental que a comunidade científica acesse computadores com grande capacidade de processamento e, com isso, possa desenvolver pesquisas cada vez melhores e mais competitivas internacionalmente", explica Edison Zacarias da Silva, professor do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, e coordenador do Cenapad-SP de 2003 a junho de 2013. Pesquisadores interessados em utilizar o sistema podem solicitar uma conta temporária ou submeter um projeto científico.

Agências