Notícia

IT Web

Unicamp suporta desenvolvimento de Windows Phone apps para trabalho de cientistas ambientais

Publicado em 18 dezembro 2012

Por Porta 25

Biólogos brasileiros têm se dedicado a entender melhor os ecossistemas tropicais – como eles funcionam e de que maneira impactam as mudanças climáticas não apenas na região, mas em todo o mundo. O difícil trabalho desses profissionais implica longas jornadas de observação, com a coleta de inúmeros dados.

Na Unicamp, os professores de Ciências da Computação Cecília Baranauskas e Ricardo Torres estão explorando soluções que possam ajudar a facilitar o trabalho de campo desses cientistas ambientais. Para isso, junto com seus alunos, os professores lideram um projeto para o desenvolvimento de by Browse to Save WindowsPhone apps. Trata-se de um espaço para a criação de aplicativos específicos de gerenciamento de dados ambientais que permitem aos cientistas e biólogos ir a campo, observar o ecossistema, fazer anotações através de dispositivos digitais e depois colocar as informações todas na nuvem.

O trabalho é uma expansão de um projeto de e-fenologia suportado pelo Instituto de Pesquisas de TI da Microsoft Research em parceria com a Fapesp.

Os aplicativos de gerenciamento de dados ambientais devem aumentar a precisão e confiabilidade das informações levantadas e armazenadas, eliminando os erros que normalmente acontecem quando se precisa transcrever dados de anotações manuscritas. Além disso, a imediata disponibilidade de dados ajudará os pesquisadores em campo a comparar novas observações com antigas e facilitará a entrada de dados através da simples atualização de planilhas já existentes.

Com o objetivo de desenvolver uma variedade de ideias de aplicativos, os professores dividiram suas turmas em diversos grupos, cada um deles com uma proposta de solução distinta. Então eles interagem entre si, conversam com biólogos e os acompanham a campo para entender as reais necessidades dos cientistas ambientais.

Se tudo correr conforme planejado, esses estudantes criarão aplicativos que permitirão aos biólogos gravar suas observações em tempo real e preservar os dados de maneira rápida, segura e acessível em ambiente de by Browse to Save cloud computing. “Esta será uma convergência entre alta tecnologia e trabalho em campo dos biólogos”, comemora Juliana Salles, gerente de programa de pesquisas da Microsoft Research Connections.

O Porta 25 é o canal oficial de comunicação da Microsoft Brasil com jornalistas, blogueiros, desenvolvedores e influenciadores da área de Tecnologia da Informação (TI). O portal foi criado com a proposta de mostrar ao mercado o comprometimento da companhia com questões de segurança e, principalmente, interoperabilidade de seus produtos com as demais soluções do mercado – sejam elas de código aberto ou não. O IT Web se torna mais um espaço de comunicação da empresa, que replica os conteúdos de seu blog aqui.